Pilates e Saúde Mental
A saúde mental afetada é um dos possíveis efeitos colaterais do Distanciamento Social provocado pela pandemia da COVID-19. Diante desse cenário de incertezas é comum o aumento da ansiedade, do estresse e da intolerância. Pesquisas apontam que o exercício físico reduz a ansiedade, diminui o stress e também aumenta a autoconfiança e o bem estar. (Raiol, 2020)
Com a prática regular do Pilates aprendemos a manter a calma, o foco e a concentração não somente durante os exercícios, mas também em outras situações do cotidiano. Entre estas vantagens, é possível encontrar ainda a melhora na percepção da qualidade de vida de modo geral e da redução dos níveis de estresse.
Kovalek 2019, avaliou em seu estudo os efeitos dos exercícios do método Pilates solo na qualidade de vida de idosos saudáveis e sedentários através de um questionário (SF36). Os resultados mostraram diferenças significativas nos domínios Capacidade Funcional, Dor, Estado Geral de Saúde, Vitalidade e Saúde Mental. Sendo assim o Pilates auxilia na qualidade de vida geral das pessoas.
Aline Santos – Fisioterapeuta