Idosos são definidos pela OMS como indivíduos com 60 anos ou mais. Essa população pode sofrer com perda de massa muscular, bem como diminuição da força e/ou desempenho físico. A idade avançada esta associada a muitos efeitos adversos para a saúde, incluindo o risco aumentado de quedas, diminuição do equilíbrio, fraturas e fragilidade, que podem levar a perda da independência e redução da qualidade de vida.
Estudos mostram que a pratica de exercícios físicos sem nenhum equipamento específico, usando como resistência o próprio peso do corpo, são eficazes para a melhora da massa muscular e distribuição de gordura corporal em idosos. Além de poderem proporcionar efeitos sistêmicos, como diminuição da pressão arterial diastólica, aumento do nível de colesterol bom (lipoproteínas de alta intensidade) e diminuição dos níveis de triglicerídeos.
Neste contexto o Mat Pilates ou Pilates solo, se torna uma ótima alternativa para o treinamento específico e orientado dos idosos, evitando ou até mesmo tratando os efeitos adversos oriundos da idade. Os exercícios conectam o corpo e a mente através da respiração e concentração, realizando um trabalho que vai muito além do fortalecimento e o alongamento, proporcionando conhecimento do próprio corpo e motivação, com conquistas e evoluções na pratica do método.
Fonte: Slow movement resistance training using body weight improves muscle mass in the elderly: A randomized controlled tria.