Segundo a OMS o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Ainda de acordo com o órgão, 23% dos adultos e 81% dos adolescentes (11–17 anos) não atendem às recomendações globais da OMS sobre atividade física para saúde: 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada para adultos e 60 minutos para adolescentes.
Ser ativo é fundamental para o cuidado do corpo e da mente. Além de prevenir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e o diabetes; as cardiovasculares e a alguns tipos de cânceres, o exercício regular desencadeia uma série de efeitos benéficos ao corpo.
De modo geral os benefícios da atividade física para o indivíduo são: condicionamento físico; controle de peso; alívio do estresse; melhora da qualidade do sono; melhora da autoestima; promove sensação de bem estar físico e mental; fortalece o sistema imunológico; melhora a força e resistência muscular; reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Como sair do sedentarismo?
Escolha uma atividade que você tenha afinidade/interesse e que tenha relação com o seu objetivo. A partir disso estabeleça uma rotina de treinamento e dê importância a prática. É indicado fazer uma avaliação de aptidão física com o cardiologista para certificar que está preparado para começar a praticar uma atividade de intensidade moderada à intensa. Antes de praticar a atividade escolhida é essencial realizar uma avaliação fisioterapêutica direcionada para o exercício pré definido.
O Pilates é um método de treinamento físico sem impacto, direcionado para a condição individual, com excelentes resultados e boa adesão. Sendo uma possibilidade para sair da condição de sedentário.
Cuide bem do seu corpo.