physicalpilatesbh@yahoo.com
(31) 3245-1640 / (31) 99438-8707 / (31) 98822-3750
Segunda à Sexta 7:00 às 21:30 - Sábado 8:00 ao 12:00
O que é a hérnia de disco?

A Hérnia de Disco ocorre a grosso modo quando a parte interna de um Disco Intervertebral conhecido como Núcleo Pulposo sai de sua posição normal (anatômica) e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas onde ocorre maior grau de movimentação e que suportam maior sobrecarga mecânica. Segundo o Fisioterapeuta Marco Aurélio Souza Silva,  as Hérnias Discais geralmente são acompanhados de dores irradiadas para os membros. Quando a Hérnia acontece na Coluna Cervical os sintomas são sentidos nos braços, quando a Hérnia aparece na Coluna Lombar os sintomas são percebidos nas pernas, quando os sintomas são sentidos do lado direito (D) é porque o material extruso  comprimiu o complexo nervoso do lado D, e quando os sintomas são percebidos do lado esquerdo (E) é porque a Hérnia comprimiu as estruturas deste lado.  Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos, localizados entre as vértebras, são constituídos por tecido cartilaginoso chamado de anel fibroso que tem como principal função reduzir o impacto mecânico e evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas. A Hérnia Discal pode ocorrer por diversos motivos, ou pela somatória deles, por exemplo, excesso de peso corporal, exercícios e movimentos cotidianos inapropriados, quando há um desgaste desses discos causado pela degeneração usual do tempo, alteração da estrutura esquelética da coluna (uma retificação da Lordose Lombar, por exemplo) e/ou por uma predisposição genética, sem contar por um trauma mais agudo como um acidente ou queda.

A Hérnia de Disco pode ser assintomática, esse é um dado muito importante, pois atualmente realizam-se muitos exames de imagem como Ressonâncias e Tomografias, e é muito comum a presença de Hérnias de Disco que não são diretamente responsáveis pelos sintomas do paciente. Após os 50 anos de idade, 30% das pessoas apresentaram alguma forma assintomática desse tipo de problema na coluna.
A Hérnia Discal aguda pode provocar dor intensa nas costas, quando há compressão nervosa a dor pode irradiar para a região correspondente ao nervo que foi atingido, nos membros inferiores quando a Hérnia é na região lombar e nos membros superiores quando a Hérnia é na região cervical. Outros sintomas que podem estar associados à dor são as Parestesias (formigamento, dormência, anestesia) e as Paresias (fraqueza muscular), principalmente para movimentar o pé nos casos das hérnias lombares, e para movimentar o braço ou mãos nas hérnias cervicais.

 

O TRATAMENTO

O tratamento (TTO) se dá de diversas formas, dependendo da extensão da lesão do disco e dos sintomas sentido pelo paciente, apenas 5% das Hérnias de Disco não melhoram, são aquelas Hérnias que direcionam para dentro do canal medular, ditas Hérnias Medianas, as outras Hérnias Discais Internas e Externas tem no mínimo 85% de chance de melhorar. O fisioterapeuta Marco Aurélio Souza Silva da Clínica Physical Pilates propõe o TTO com a Mesa Eletrônica de Flexão e Distração associado com o emprego de técnicas específicas de Terapia Manual que tem se mostrado muito eficiente nos casos de Hérnias Discais operadas ou não.