Grande parte das pessoas em algum momento da vida já tiveram a sensação de estarem inchadas com acúmulo de líquidos pelo corpo como na região do abdômen, pernas e braços.
Mais do que um desconforto e um problema estético, a retenção é um sinal que seu organismo não está dando conta de eliminar os líquidos adequadamente.
Os edemas e linfedemas podem ser causados por situações pós-traumáticas, pós-operatórias, por distúrbios circulatórios venosos e linfáticos ou por alterações de origem patológica.
Para minimizar os sintomas e promover o melhor funcionamento desse sistema é indicado a realização da drenagem linfática manual.
A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem que pode ser realizada por fisioterapeuta e tem como objetivo a redução do edema. A drenagem ocorre através de manobras manuais específicas, lentas e rítmicas que imitam o bombeamento fisiológico do sistema, proporcionando o retorno da linfa para os gânglios linfáticos e corrente sanguínea para ser eliminada.
Por favorecer a redução de líquido no espaço intersticial a drenagem tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestivo, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada, melhora as condições de absorção intestinal, estimula o sistema imunológico, melhora o aspecto da pele minimizando as celulites, dentre outras.
Por trazer inúmeros benefícios à saúde, a drenagem pode ser indicada tanto em casos patológicos quanto não patológicos com objetivo da manutenção do sistema linfático proporcionando mais qualidade de vida.
Aline Santos
Fisioterapeuta na Physical Pilates