Pilates Clínico
Em virtude dos benefícios advindo da prática regular do pilates, este pode ser um método utilizado pelo fisioterapeuta tanto para prevenção de lesões quanto para o tratamento da dor, disfunção articular/muscular, pós operatório, dentre outras patologias.
Antes de iniciar o tratamento utilizando o Pilates o paciente é submetido à uma avaliação fisioterapêutica criteriosa onde serão traçados os objetivos e a conduta terapêutica respeitando a individualidade e mantendo os princípios do método.
Na sua maioria, as patologias com indicação de reabilitação a partir do método Pilates são:
*Hérnia de disco lombar e cervical
*Degeneração na coluna vertebral
*Instabilidades articulares
*Escoliose
*Artrose de joelhos e quadril
*Lombalgias e cervicalgias
*Tendinopatias
*Alterações biomecânicas de dominância muscular
No pilates clínico, as sessões tem duração de aproximadamente 50 minutos, atendendo no máximo dois clientes por horário com objetivo de respeitar a especificidade e individualidade de cada caso, repercutindo em bons resultados. Atualmente a reabilitação a partir do pilates é muito estudada e já apresenta sua fundamentação científica na literatura.
O Pilates clínico, para alguns, funciona como uma reabilitação e para outros, será uma atividade benéfica, segura e eficaz após uma reabilitação, como atividade física de manutenção.
“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” (J.H.Pilates)